Uma em cada cinco empresas de pequeno e médio porte são fechadas por conta de Ransomware

Uma em cada cinco empresas de pequeno e médio porte são fechadas por conta de Ransomware

Uma pesquisa divulgada pelo Malwarebytes mostra como a segurança online é um fator importante para as empresas atualmente. Segundo os dados divulgados, uma em cada cinco empresas de pequeno e médio porteafetadas por Ransomware acabam fechando as portas após o ataque.

Famoso mundialmente após a crise do WannaCry, os Ransomwares são vírus que criptografam informações importantes do computador e pedem um resgate em dinheiro para liberá-las.

As informações vindas da Malwarebytes indicam que os 32% das pequenas e médias empresas atingidas por pelo menos uma vez por Ransomware no ano passado, um quinto teve que parar totalmente suas atividades após ser vítima do malware.

Além disso, a companhia de segurança revela que um quarto dos negócios foi atingidomais de 20 vezes por ataques de Ransomware em 2016,principalmente na Austrália e Reino Unido, mostrando como o vírus se espalhou nos últimos anos.

Outra informação interessante sobre as empresas australianas mostra que 31% dos negócios do país que foram atingidos por Ransomware não sabiam do que se tratava o vírus. 46% das empresas da Austrália que foram vítimas do vírus acabaram pagando o resgate pedido pelos hackers, prática não recomendada por especialistas de segurança.

E como estão as coisas por aqui?

Assim como lá fora, os alvos mais comuns do Ransomware no Brasil são empresas e órgãos públicos. No primeiro semestre de 2016, o número de ataques subiu em 30% em relação ao ano anterior.

Em Florianópolis, onde um dos principais setores da economia é a tecnologia, já existem projetos para educar os empreendedores sobre os perigos do Ransomware.

Em parceria com a Tracker Consultoria, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) oferece constantemente cursos preparatórios e palestras sobre segurança online, com o objetivo de diminuir a incidência de prejuízos.

“Nestes encontros, falamos sobre atitudes para manter os dados a salvo e como as companhias devem agir para se protegerem ou resolverem situações que as exponham”, contou o especialista em segurança online Paulo Silva, em entrevista ao Jornal Universitário Zero.

Além de contar com um sistema de segurança e um especialista no assunto, é recomendado para as empresas, e também para usuários comuns, sempre terem cuidado com arquivos baixados da internet. Além disso, sempre é recomendado manter um backup de seus principais arquivos.

Via: Adrenaline

Fonte: CNET

Compartilhar

ricardo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta